Engenharia Ambiental

APRESENTAÇÃO

O Curso de Engenharia Ambiental envolve as áreas das Ciências Exatas e Naturais e também utiliza conhecimentos das Ciências Biológicas e Sociais. Destina-se à formação de técnicos de nível superior e pesquisadores, que tem a preocupação com os danos ambientais. A profissão veio ocupar seu espaço no mercado de trabalho como uma ferramenta eficaz para o estudo, compreensão e solução de problemas ambientais originados pela ação antrópica decorrente da produção de bens e serviços, disponibilizados à sociedade contemporânea.


ATUAÇÃO

O Engenheiro Ambiental tem por função primordial planejar, gerir e executar ações mitigadoras que minimizem a deterioração da ambiência, de modo a assegurar a preservação da qualidade de vida. Sua formação o habilita a estabelecer estreitos diálogos, tanto para a troca de conhecimentos técnico-científicos e experiências, como no relacionamento com outras profissões tradicionais, o que lhe confere um importante papel na solução de questões interdisciplinares, tais como: controle da qualidade ambiental, gestão e tratamento de resíduos sólidos, poluição da água, ar e solo, saneamento, análise de riscos ambientais, energias renováveis e alternativas, gestão e planejamento ambiental, auditorias ambientais, gestão de recursos hídricos, recuperação de áreas degradas, etc. 

Esta formação profissional habilita o Engenheiro Ambiental, também, a intervir em diversos processos de produção, atendendo a imposições legais e tecnológicas e metodologias auxiliares disponíveis às ações corretivas ou preventivas, na apropriação de recursos naturais. O Engenheiro Ambiental pode atuar em empresas públicas ou privadas na gestão ou assessoria a projetos que objetivem a extração ou a transformação de recursos naturais.


CURRÍCULO

Total de Horas: 3.810 h

Duração Mínima: 05 anos

Duração Máxima: 10 anos

Regime: Seriado por blocos de disciplinas semestrais


Projeto Pedagógico Curso Engenharia Ambiental: Baixe aqui!