Apresentação


A Universidade do Estado do Pará, Campus de Marabá tem assumido o compromisso com a produção, transformação e socialização do conhecimento através da análise crítica das experiências provindas e com a tarefa de contribuição via práticas de pesquisa e de extensão.

As Semanas Acadêmicas é evento anual, que tem o intuito de provocar debates, reflexões, troca de experiências entre acadêmicos de graduação, pós-graduação, profissionais das instituições ligadas à gestão pública e educadores da rede de ensino pública estadual e municipal, a partir de temáticas que envolvem o contexto científico, social, educacional, cultural, ambiental e outros, como também, divulgação das pesquisas desenvolvidas pela comunidade acadêmica no Campus de Marabá.

Como metodologia destaca-se: a) formação de Equipes de Trabalho envolvendo professores e discentes, com: coordenação ampliada, equipes de divulgação e ambientação; equipe de infraestrutura; Comitê Técnico Científico e Convidados Pareceristas; b) Grupos Temáticos que serão constituídos levando em consideração as áreas de estudos dos cursos de graduação e pós-graduação. A programação oferece: palestras; mesas redondas; minicursos; apresentações de trabalhos acadêmicos nas modalidades de comunicação oral e pôster; exibição de filmes; exposição de materiais e momentos culturais.

Após, a realização de quatro edições nos anos de 2010 a 2013, decidimos ampliar o evento com a participação de egressos, pesquisadores de outras instituições de ensino superior, de professores da rede pública de ensino estadual e municipal, bem como profissionais do setor público.

E com o intuito de dar continuidade ao debate e difusão do conhecimento científico esta página de Anais congrega os trabalhos apresentado no evento, a partir da edição de 2014.