Ementa das disciplinas do curso
COMUNICAÇÃO NA DOCÊNCIA
Ementa:Estudo da Linguagem: aplicação e seus diferentes usos- leitura e produção de texto oral(técnicas de oratória, uso em diferentes contextos). Leitura e produção de textos técnico-científicos e oficiais.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ementa: A ciência moderna e o paradigma emergente da ciência na atualidade. Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Matemática e da Educação Matemática. Tendências da Educação Matemática.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ementa: A ciência moderna e o paradigma emergente da ciência na atualidade.
Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Matemática e da Educação Matemática.
Tendências da Educação Matemática.
DESENHO GEOMÉTRICO
Ementa: Escalas. Retas, segmentos e ângulos, triângulos e quadriláteros, proporções gráficas, polígonos, circunferência e cônicos, concordância, curvas geométricas: traçado preciso por partes e aproximado por arcos e circunferência, semelhança homogênica e homológica. Superfícies geométricas. Hiperbóloide. Parabóloide. Cilindróides e Conóides. Superficies de revolução. O desenho nas escolas de ensino fundamental e médio. Aspectos sociais e culturais do desenho geométrico.
FUNDAMENTOS DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Ementa: Concepções de avaliação, Obstáculos da avaliação da aprendizagem da matemática na Educação Básica, Técnicas, instrumentos e práticas avaliativas da Aprendizagem em Matemática.
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR I
Ementa: Seqüências, Progressão Aritmética, Progressão Geométrica, Lógica Matemática. Funções. Matemática Financeira. Conjuntos.
FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR II
Ementa: Análise Combinatória. Binômio de Newton. Trigonometria, Números Complexos, Polinômios e Equações polinomiais.
ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Ementa: A ciência estatística. Fases do trabalho científico. Apresentação de dados. Distribuição de freqüência. Medidas
GEOMETRIA EUCLIDIANA
Ementa: Ângulos, Triângulos, perpendicularidade, polígonos, quadriláteros notáveis, pontos notáveis do triângulo, circunferência e círculo, ângulos na circunferência, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, triângulo retângulo, polígonos regulares, área das superfícies planas. Paralelismo, perpendicularismo, diedros, triedros, poliedros convexos, prismas, pirâmide, cilindro, cone, esfera, troncos. Retas e Planos no Espaço. Poliedros. Sólidos de revolução.
FÍSICA GERAL
Ementa: Ênfase na aplicabilidade da Matemática à Física. Movimento. Dinâmica da partícula. Trabalho e energia.
HISTÓRIA DA MATEMATICA
Ementa: A história da Matemática e suas implicações sociais, culturais e políticas. O ensino da Matemática na história da civilização e suas implicações. A Matemática no oriente. A Matemática Grega. A Matemática Medieval. Renascença. A matemática do Século XVII. Newton. A Renovação do fim do Século XIX. A Matemática abstrata no Século XX. História da Matemática relacionada ao ensino fundamental e médio.
CÁLCULO I
Ementa: A derivada de uma função. O calculo das derivadas. Noções de limites. Aplicações das derivadas. Integrais indefinidas. Aplicações da integração. Métodos de integração. Formas indeterminadas e integrais impróprias. Funções de várias variáveis. Integral múltipla.
CALCULO II
Ementa: Equações diferenciais ordinárias. Análise Vetorial.
INGLÊS INSTRUMENTAL
Ementa: Técnicas de tradução de leitura e tradução de textos em língua Inglesa. Aspectos morfossintático, semântico, gramatical e cultural da língua Inglesa.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA I
Ementa: Objetivos da Educação Matemática na Escola de ensino fundamental. Características da Educação Matemática na Escola de Ensino fundamental. Recursos para o ensino da Matemática. Alternativas metodológicas para o Ensino da aritmética. Alternativas metodológicas para o Ensino da Geometria. Alternativas metodológicas para o Ensino da Álgebra.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA II
Ementa: Objetivos da Educação Matemática na Escola de ensino médio. Características da Educação Matemática na Escola de Ensino médio. Recursos para o ensino da Matemática. Alternativas metodológica para o Ensino de funções. Alternativas metodológicas para o ensino da Geometria. Alternativas metodológicas para o Ensino da Combinatória. Alternativas metodológicas para o Ensino da Estatística. Alternativas metodológicas para o Ensino de Matemática Financeira. Alternativas metodológicas para o Ensino de Matrizes e Sistemas Lineares.
GEOMETRIA ANALÍTICA
Ementa: Sistemas de Coordenadas. Estudo do Ponto, da Reta e do Plano em coordenadas. Estudo das cônicas e quadricas. Estudo da equação geral do 2º grau. Vetores no plano e no espaço. Estudo Vetorial da Reta e do Plano.
ÁLGEBRA I
Ementa: Matrizes, determinantes e sistemas de equações lineares. Espaço vetorial. Transformação linear. Autovalores e autovetores. Espaço com produto interno.
ÁLGEBRA II
Ementa: Lei de Composição Interna. Grupos. Anéis. Corpos. Módulos. Relação e aplicação. Homomorfismos.
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
Ementa: Princípios atuais da Gestão de Instituições Educacionais. Noções sobre sistemas, sistemas de ensino nacional. A escola como sistema escolar, órgãos administrativos do ensino nacional. Antecedentes da Lei 5.692/71. A aplicação da Lei 5.692/7 1 nas escolas de 1º e 2º graus: conceituação e aplicação nas escolas. A lei 7.044/82 e a preparação para o trabalho. O ensino supletivo. A formação de professores especialistas. Ênfase ao desenvolvimento de projetos, objetivando dar ao aluno, uma visão da realidade das escolas do Estado.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Ementa: A psicologia como ciência: seus aspectos histórico-filosóficos. O desenvolvimento humano como área de delimitação teórico-conceitual. A contribuição diferentes abordagens teóricas da psicologia para a compreensão do indivíduo como ser multidimensional, contextualizado sócio-historicamente e suas implicações para o processo ensino-aprendizagem situado no cotidiano da sala de aula. Psicologia e Educação Matemática.
DIDÁTICA GERAL E ESPECIAL
Ementa: Análise das teorias educacionais e de ensino voltadas para a integração e para a promoção de aprendizagem significativa na perspectiva heurística. Sistematização do ensino. Ênfase no ensino para a descoberta e na solução de problemas. Estudo dos efeitos do ensino integrador sobre os alunos a partir de experiências de ensino reflexivo e simulado. Tendências atuais da avaliação do ensino na realidade brasileira. Ênfase ao enfoque científico. A didática da matemática e sua especificidade.
CÁLCULO NUMÉRICO
Ementa: Sistema numérico e Erros. Resolução numérica de equações não lineares. Interpolação e ajustamento de curvas. Derivação e Integração numérica. Sistemas de equações lineares.
COMPUTAÇÃO
Ementa: Introdução à Ciência da Computação, com noções de: de organização de computadores, hardware, software e redes de computadores. Sistemas Operacionais para microcomputadores, processadores de texto, algoritmos, linguagens de programação e utilização da Internet.
INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ementa: Novas tecnologias e educação: pressupostos teóricos; aplicação de ferramentas tecnológicas no processo de construção do conhecimento; usos da Internet nos meios Educacionais; abordagem das ferramentas eletrônicas utilizadas na área da matemática.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO
Ementa: Delimitações conceituais da Educação Especial: considerações terminológicas e metodológicas em Educação Especial, o movimento da Escola Inclusiva. Tipos de Necessidades Educacionais Especiais. Os profissionais frente à diversidade. Diversificação curricular, estratégias de atenção à diversidade em sala de aula: sistema Braille – processo de leitura-escrita; Sorobã, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS; Tadoma; recursos, técnicas e tecnologias para o ensino da Matemática em Educação Especial.
PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA I
Ementa: Experiências em educação matemática na sala de aula e o ensino relacionado à pesquisa. O exercício docente na formação do professor de matemática. A observação e o diagnóstico da realidade escolar no ensino fundamental. Planejamento, execução e avaliação módulos de ensino através de atividades para o ensino de matemática no nível fundamental.
PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA II
Ementa: Experiências em educação matemática na sala de aula e o ensino relacionado a pesquisa.. O exercício docente na formação do professor de matemática. A observação e o diagnóstico da realidade escolar no ensino médio. Planejamento, execução e avaliação módulos de ensino através de atividades para o ensino de matemática no nível médio.
TEORIA DOS NÚMEROS
Ementa: Indução Matemática, Divisibilidade, Máximo Divisor Comum, Algoritmo de Euclides- Mínimo Múltiplo Comum, Números Primos, Equações Diofantinas Lineares, Congruências, Congruência Lineares, Sistemas de Congruências Lineares, Teorema de Fermat e Wilson, Divisores de Um Inteiro e Funções Aritméticas.
ANÁLISE REAL
Ementa: Números Reais; Sequências e Séries; Funções; Continuidade; Diferenciabilidade e Integração.
ORIENTAÇÃO DE TCC I
Ementa: Orientações para elaboração e execução do projeto de TCC, Coleta de dados; pesquisa bibliográfica; orientações para elaboração do TCC.
ORIENTAÇÃO DE TCC II
Ementa: Orientações para elaboração do TCC. Elaboração do TCC. Apresentação do TCC
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Ementa:
Atividades teórico-práticas relacionadas com a formação do licenciado em Matemática. Oficina sobre Técnica Vocal Aplicada a Educação; Cursos de curta duração sobre Inglês Instrumental; Fóruns de discussões sobre Políticas Educacionais, Educação Inclusiva, Projetos Educacionais. Participação e/ou apresentação de trabalhos em eventos de natureza didático-científica como congressos e seminários sobre Matemática ou Educação Matemática.