Revista Cocar, v. 5, n. 9 (2011)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

As pesquisas na linha de formação de professores dos mestrandos em educação da UEPA: avanços e limites

Albêne Lis Monteiro, Cely do Socorro Costa Nunes, Lainy Bezerra Moraes

Resumo


Este estudo socializa as análises de quinze dissertações defendidas, nos anos de 2007 e 2008, por mestrandos da Linha de Pesquisa Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – UEPA. O objetivo da pesquisa foi traçar a configuração epistemológica e metodológica das pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos supracitados. Para tanto, foram analisadas: a vinculação das dissertações com o descritor da linha; a distribuição e frequência de temas, subtemas de estudo, problemas/questões norteadoras, objetivos, conteúdos privilegiados, emergentes e silenciados. Foram destacados os autores mais citados, os sujeitos/participantes, tipos de estudos realizados, metodologias utilizadas em termos de técnicas de coleta e análise de dados, referenciais teóricos construídos, resultados explicitados, apoio financeiro e posturas teóricas predominantes. Do ponto de vista metodológico, foi feito inicialmente o levantamento documental na Secretaria do referido Programa e no site do Banco de Teses da CAPES para obter informações quanto: à trajetória da história do Programa; à identificação e ao levantamento do número das dissertações defendidas pelos mestrandos da Linha de Pesquisa Formação de Professores, no período de 2007 e 2008. Em seguida, procedeu-se à leitura das quinze (15) dissertações procurando garimpar informações sobre os aspectos citados anteriormente. Os dados foram organizados em tabelas, quadros e gráficos para uma nova leitura analítica das informações com vistas à análise de seu conteúdo. Os resultados assinalam avanços e limites na produção acadêmica e a necessidade de se realizar uma meta-análise deste campo multirreferencial tendo em vista a consolidação de caminhos epistemológicos e metodológicos consistentes.

Texto Completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN Eletrônico: 2237-0315   |   ISSN Impresso: 1981-9269

This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Brasil License

Licença Creative Commons