Informações
Centro de Ciências

O Centro de Ciências da Universidade do Estado do Pará é um espaço que combina uma grande variedade de atividades e demonstrações de todos os tipos, e procura familiarizar os visitantes com os principais conceitos nas áreas das Ciências, englobando a Física, Matemática, Química, Geologia, Astronomia, Origem da Vida, Meio Ambiente, Saúde e Biotecnologia. O Centro de Ciências da UEPA é também um local para desenvolvimento e aplicação de projetos de ensino, pesquisa ou extensão de seus docentes.

Os visitantes podem observar demonstrações de diversos experimentos em Química e Física, aprender através dos jogos matemáticos, assistir palestras e vídeos, fazer observações em microscópios, descobrir princípios básicos de ecologia e adaptação, e adquirir novos conhecimentos através da interação com diversos elementos que farão parte de exposições permanentes e temporárias.

Além disso, o Centro de Ciências conta ainda com estruturas como o Planetário, Infocentro, Biblioteca, Casa da Vegetação, onde são desenvolvidas diversas atividades em uma programação dinâmica e interativa.

Planetário

O Planetário do Pará "Sebastião Sodré da Gama", o primeiro da região Norte do Brasil, foi fundado em 30 em setembro de 1999, vinculado à Universidade do Estado do Pará – UEPA com a missão de criar possibilidades de melhorias do ensino e aprendizagem de ciências, principalmente da Astronomia. Seu nome homenageia o cientista paraense Sebastião Sodré da Gama (1883 – 1951), diretor do Observatório Nacional do Rio de Janeiro de 1929 até sua morte. O Planetário do Pará tem a finalidade de geração e difusão da educação, cultura e turismo, com grande repercussão municipal e regional. Este Centro de Estudos tem enfoque no importante estudo da Astronomia e Educação Ambiental como tema transversal.

O Planetário é considerado a melhor ferramenta existente para o estudo da Astronomia, pois o formato da sala – redonda e coberta por uma cúpula hemisférica – combinado pela tecnologia especial de projeção existente nos possibilita a visualização dos astros e seus dos movimentos com as corretas noções das proporções de tamanhos e distâncias; fatos e fenômenos estes, impossíveis de serem demonstrados em livros ou em telas planas. Além disso, podemos acelerar os movimentos celestes podendo observar fenômenos com duração de dias, meses, anos em apenas alguns minutos. Por exemplo, para estudarmos as estações do ano do Planeta Terra necessitamos de aproximadamente um ano, além de dependermos das condições climáticas para as observações. Em um Planetário, este estudo, por exemplo, pode demorar alguns minutos, devido à possibilidade da aceleração dos movimentos celestes.

A cúpula de projeções do Planetário do Pará tem 11m de diâmetro e capacidade para 105 espectadores e conta com o projetor de planetário Zeiss Skymaster ZKP-3 e com recursos audiovisuais, mesa de som amplificada e projetores multimídia. Este instrumento projeta cerca de 7 mil estrelas, lua, planetas, cometas, asteróides, arco-íris, eclipses, constelações, coordenadas astronômicas; simula os movimentos diurnos, anual e polar, viagens espaciais, etc. Também pode funcionar como máquina do tempo, apresentando o céu conforme era visto em qualquer época do passado ou futuro. O Planetário é, portanto, um recurso didático por excelência, pois permite a compreensão de maneira clara dos fenômenos astronômicos que ocorrem no universo.

Situado em Belém, cidade referência de toda região com cerca de 1.409.000 habitantes, 92 escolas públicas do ensino pré-escolar, 278 escolas públicas do ensino fundamental, 93 escolas públicas do ensino médio, além de conceituadas universidades , o Planetário do Pará sob coordenação da UEPA contribui para a promoção, adaptação e aperfeiçoamento de produtos, metodologias e atividades destinados ao ensino e difusão científica de Astronomia e Ciências, especialmente sessões de planetário, oficinas pedagógicas e materiais para utilização em cursos de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e de mediadores para atuação em atividades não-formais de difusão e popularização da Ciência e Tecnologia.

Endereço
Rod. Augusto Montenegro, Km 03,s/n,66623590
Telefone: (091) 3216-6300 / fax: (091) 3216-6301
Nova Marambaia - Belém - Pará
E-mail: planetario.uepa@gmail.com