PostHeaderIcon Engenharia de Produção - UEPA

A Engenharia de Produção se dedica ao estudo, ao projeto e à gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, equipamentos e ambientes. Estas etapas buscam a melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto e da saúde das pessoas. A profissão caracteriza-se por ser uma engenharia de métodos e de procedimentos, o que permite abranger diferentes ramos: de telecomunicações à agricultura, da administração à construção civil, do comércio aos serviços. Há forte ligação desta área com as ideias de projetar e viabilizar produtos e sistemas produtivos, planejar a produção, além de produzir e distribuir produtos.

O Curso de Engenharia de Produção da UEPA dá subsídios ao profissional para o desenvolvimento de conhecimentos voltados à administração de produção, atuação no segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços. O curso é desenvolvido a partir de nove grandes áreas: Engenharia do Produto, Projeto de Fábrica, Processos Produtivos, Gerência da Produção, Qualidade, Pesquisa Operacional, Engenharia do Trabalho, Estratégia e Organizações e Gestão Econômica. A carga horária chega a 3.840 horas com duração mínima de 5 anos e máxima de 9 anos.

Presente nos Municípios de Belém, Castanhal, Marabá e Redenção.

Coordenador: Prof. Vitor William Batista Martins - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Assessoria pedagógica: Prof. Fátima Araújo - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretaria: Mário (manhã) e Pedro (noite) - Tel: +55 91 32775944   E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

PostHeaderIcon Novas Regras Programa Ciência sem Fronteiras

A partir deste ano de 2015, a CAPES e o CNPq estão exigindo um plano de estudos aos alunos bolsistas do Programa de Mobilidade Ciência sem Fronteiras (CsF), nível de graduação.

 
Os alunos da UEPA, que receberam bolsa de mobilidade  CsF devem, portanto, preencher ambos os documentos, conforme as instruções abaixo:
 
Plano de Estudos UEPA:
 
Os alunos devem planejar as matérias que desejam cursar no exterior e submeter o plano de estudos para aprovação da Coordenação do seu Curso na UEPA.
 
Na página Ciência sem Fronteiras da UEPA (http://paginas.uepa.br/csf), pode ser encontrado o modelo de plano de estudos. Clicar no link "Downloads" e depois em "formulários”.
 
O plano de estudos só é válido depois de assinado pela Coordenação do curso na UEPA e pela Coordenação de Relações Internacionais. O documento pode ser enviado à Coordenação de Relações Internacionais em formato digital por e-mail, após assinado pelo Coordenador do Curso.
 
Caso não seja possível fazer o plano de estudos antes da partida, os alunos devem articular junto à Coordenação de Curso como irão cumprir essa exigência após a partida do Brasil.
 
Plano de Estudos CAPES/CNPq:
 
Os bolsistas devem informar ao Coordenador Institucional do Ciência sem Fronteiras (no caso da UEPA, à Coordenação de Relações Internacionais) e ao Coordenador de Curso o Plano de Estudos que fará no exterior no prazo de 30 dias a contar do início das atividades. 
 
A comunicação dessas informações e de qualquer alteração no Plano de Estudo é dever assumido pelo bolsista, as quais devem ser ratificadas com a assinatura do departamento responsável da Instituição de destino.
 
Lembramos que o bolsista deve manter cópia do documento durante todo o período da bolsa e que deverá enviá-lo quando solicitado.
 
O atual Modelo de Plano de Estudo de Graduação Sanduíche está disponível no site do Ciência sem Fronteiras, no endereço http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/baixar-documentos.
 
 
Reconhecimento